O pano wiper é amplamente usado em todas as classificações de salas limpas como um dos principais métodos de limpeza; principalmente para remover a contaminação invisível de partículas e fibras de 50µm e menores.

Entre os usos do pano wiper incluem:

  • Limpeza de superfícies, como bancadas;
  • Limpeza de pequenos equipamentos, como garrafas ou bandejas;
  • Limpeza (ou preparação) de itens ou sua embalagem externa antes de serem levados para a sala limpa;
  • Limpeza de luvas para operadores da sala limpa.

Os panos wiper também são úteis para absorver e recolher derramamentos durante o processo de produção.

Os panos wiper podem ser usados secos, porem são muito mais eficientes na remoção de contaminação quando umedecidos com soluções de limpeza para sala limpa ou sanitizantes.

Em todos os casos, o pano wiper para uso na limpeza da sala limpa não deve introduzir contaminação significativa por partículas ou fibras nas áreas controladas.

Em algumas operações de limpeza de sala limpa, principalmente no acabamento de superfícies, podem ser empregados panos reutilizáveis que podem ser reprocessados por uma lavanderia especializada para limpeza e descontaminação de panos para sala limpa; no entanto, a maioria dos panos de sala limpa são descartados após um único uso.

Os panos wiper estão disponíveis numa vasta gama de materiais, apresentações e preços e, por isso, é importante selecionar o produto que irá atender os requisitos de limpeza da forma mais eficiente e rentável.

Pano wiper: principais fatores a serem considerados

  • Propriedades físicas
  • Materiais do limpador
  • Acabamento da borda Wiper
  • Tamanho do limpador, dobra e embalagem
  • Limpeza e esterilidade do limpador
  • Toalhitas secas ou pré-humedecidas
  • Documentação de suporte
  • Custo

 

Propriedades físicas dos panos wiper

Os panos wipers são feitos de materiais que devem ter um bom contato com a superfície para que as partículas possam ser empurradas para fora da superfície que está sendo limpa.

O pano wiper não deve ser abrasivo a ponto de causar danos à superfície. Os materiais devem ser capazes de suportar a operação de limpeza sem rasgar ou sofrer quebra de superfície que pode resultar na liberação de partículas e fibras do pano wiper.

Os materiais dos panos wipers devem ser compatíveis com quaisquer produtos químicos com os quais entrem em contato e não devem ser dissolvidos ou decompostos por agentes de limpeza ou produtos químicos de produção. Em muitas aplicações, o wiper não deve conter materiais que possam ser liberados na solução durante o uso, como produtos químicos iônicos ou endotoxinas.

Em superfícies aquecidas, o pano wiper deve apresentar resistência ao calor suficiente para resistir sem danos. Se o controle da dissipação eletrostática (ESD) for um requisito, o wiper também deve ter boa propriedade ESD.

Panos para sala limpa devem ter boa absorção. Isso indica o volume de líquido que o wiper vai absorver em relação ao seu peso e ao tempo gasto para isso. Boas propriedades de absorção permitirão que um wiper absorva rapidamente um derramamento e também permitirá que um wiper impregnado cubra uma grande área sem secar.

Materiais do pano wiper

Panos para salas limpas são geralmente fabricados a partir de tecidos de malha ou não tecidos, no entanto, tecidos com material semelhante a espuma também estão disponíveis.

Wipers específicos para uso em sala limpa de alto grau são geralmente produzidos a partir de fios de filamentos tricotados, geralmente poliéster ou náilon, e estes incluem aqueles feitos de fios de microfibra que proporcionam maior área de contato de superfície.

O filamento de poliéster é de baixo derramamento e pode ser limpo e descontaminado de forma eficiente antes do uso. Resistirá à esterilização por irradiação gama ou autoclavagem sem danos.

Os tecidos de malha são muito flexíveis e isso permite que o wiper mantenha uma alta área de contato e seja facilmente dobrado para uso.

Os tecidos de malha geralmente têm propriedades de alta absorção que aumentam com o peso do tecido e isso aumentará ainda mais quando o wiper for produzido como uma camada dupla.

Os materiais não tecidos são geralmente uma combinação de poliéster e celulose ou polipropileno e são normalmente especificados para uso em salas limpas de grau inferior, operações de limpeza menos críticas ou controle de derramamento. Os materiais podem ser esterilizados para uso em áreas assépticas e possuem boa absorção.

Acabamento da borda do Wiper

O tecido do Wiper é produzido em grandes rolos e deve ser cortado para produzir wipers individuais. As bordas cortadas do pano podem produzir partículas ou fibras e, para reduzir essa fonte de contaminação, as bordas raspadoras podem ser seladas usando vários métodos, incluindo vedação com calor ou laser e bordas laminadas a quente.

Tamanho do pano wiper, dobra e embalagem

Os wipers estão disponíveis numa vasta gama de tamanhos e apresentações. Os panos wipers podem ser apresentados planos em uma camada com cada wiper sendo removido pelo usuário. Os wipers também podem ser dobrados de modo que fiquem intercalados e a remoção de um wiper retira o início do próximo wiper da embalagem.

Os wipers podem ser fornecidos em rolos, em pacotes ou em embalagens individuais e a maioria das embalagens incorporará um sistema de vedação, especialmente se os wipers forem umedecidos com um produto químico volátil, como álcool ou solvente. Várias camadas de embalagem também podem ser utilizadas para facilitar a transferência para uma área de alto teor.

Qualquer que seja a embalagem empregada, deve-se usar uma rotulagem clara e adequada que não seja danificada pela limpeza com álcool ou outros solventes e o material da embalagem não deve produzir contaminação significativa por fibras ou partículas durante a abertura.

As embalagens e recipientes para panos de sala limpa devem ser feitos de materiais que possam ser reciclados.

 

Pano wiper para sala limpa - diversos tamanhos

 

Limpeza e esterilidade do pano wiper

Tecidos de malha, tecidos e não tecidos para a fabricação de wipers são produzidos em grandes plantas industriais e os tecidos ficarão fortemente contaminados com fibras, partículas, microrganismos e produtos químicos do processo de produção. Essa contaminação aumenta ao cortar os wipers no tamanho certo e, se forem usados em um ambiente onde isso represente um problema, os wipers devem ser limpos e descontaminados antes do uso.

Isso normalmente é obtido usando uma instalação de limpeza e descontaminação de panos para sala limpa e o processo é bem-sucedido na descontaminação de wipers de poliéster tecidos ou tricotados. No entanto, não é possível descontaminar wipers de celulose desta forma.

Os fornecedores de panos para sala limpa devem fornecer dados completos sobre os níveis de partículas e fibras de diferentes wipers e informações sobre contaminantes químicos, como materiais iônicos e endotoxinas.

Uma ampla variedade de wipers estéreis está disponível e geralmente são necessários em processos de fabricação assépticos. Os wipers são rotineiramente esterilizados por irradiação gama para atingir um nível de garantia de esterilidade (SAL) de 10-6.

Wiper Seco ou pré-umedecidos?

Wipers para salas limpas estão disponíveis secos ou pré-umedecidos com uma solução de limpeza ou sanitizante. Todos os tipos de materiais de limpeza podem ser fornecidos nesses formatos.

Se os panos de limpeza forem usados principalmente para absorver derramamentos, então wipers secos devem ser usados. Em aplicações de limpeza, no entanto, a limpeza é realizada usando um líquido para umedecer o pano e melhorar a remoção de partículas.

Se uma solução antimicrobiana for usada, uma camada de solução desinfetante também precisará ser aplicada pelo wiper para matar ou inativar microrganismos que não foram removidos anteriormente.

Uma solução pode ser aplicada a um wiper seco imediatamente antes do uso com um aplicador ou spray, no entanto, o produto químico deve ser preparado com antecedência e não será absorvido uniformemente por todo o wiper, resultando em uma aplicação desigual.

Os wipers umedecidos fornecem a opção mais simples e são dosados com um volume especificado de produto químico antes de a embalagem ser selada. Isso permite que o produto químico impregnado seja absorvido uniformemente e fornece uma carga química ideal em cada wiper.

Wipers pré-umedecidos podem ser esterilizados após a dosagem química, garantindo assim que tanto o wiper quanto o produto químico estejam estéreis no ponto de uso.

Quando produtos químicos voláteis são usados para wipers umedecidos, a embalagem deve ser eficaz em interromper qualquer evaporação química da embalagem durante o armazenamento e também deve incorporar uma abertura que possa ser fechada novamente para impedir a perda de produtos químicos quando a embalagem for aberta. Wipers esterilizados, pré-umedecidos com álcool, são usados em áreas de salas limpas farmacêuticas de alto grau.

Para tais aplicações, wipers umedecidos têm vantagens significativas sobre o uso de wipers secos similares e álcool espalhado como um aerossol. Esses recipientes liberam grandes quantidades de partículas de álcool na sala limpa, que permanecem no ar por longos períodos de tempo. Essas partículas provavelmente serão “contadas” por quaisquer contadores de partículas presentes na sala limpa e, consequentemente, registrarão níveis artificialmente altos de partículas transportadas pelo ar. Além disso, essas partículas serão prontamente inaladas pelo pessoal presente na sala limpa e podem causar problemas de saúde associados a outras condições.

 

Alcool estéril para sala limpa

 

Documentação de suporte

Quando wipers não estéreis de baixo custo são utilizados para operações de limpeza, uma especificação básica do produto é suficiente, identificando o material do limpador, níveis de contaminação e informações gerais do produto sobre quantidade e apresentação. Se wipers para sala limpa umedecidos estiverem sendo usados, um datasheet de segurança de materiais (SDS) também será fornecida.

Para panos wipers mais específicos usados em áreas de alta qualidade, será necessária documentação adicional para confirmar a aceitabilidade do wiper antes do uso. Isso incluirá rastreabilidade total do lote para cada embalagem de limpeza individual, detalhes dos níveis de contaminação química e particulada, confirmação dos materiais da embalagem, certificado de irradiação quando a esterilidade for necessária e rótulos de irradiação detox com mudança de cor em cada embalagem. Um SDS será necessário para todos os wipers impregnados.

A documentação completa geralmente é fornecida com cada caixa de wipers umedecidos e pode ser necessário incluí-la nos registros de lote de produtos de sala limpa para atender aos requisitos regulamentares.

Quando wipers são necessários para áreas críticas, o usuário poderá requerer auditoria nas instalações de produção de wipers e o fornecedor manterá registros fornecendo rastreabilidade total do lote para toda a cadeia de suprimentos.

Custo do pano wiper

Wipers para salas limpas estão disponíveis dentro de uma faixa de preço muito ampla. O material usado para o limpador, acabamento da borda, tamanho e apresentação do wiper, embalagem, nível de limpeza e documentação de suporte afetam o custo final. A esterilização e a pré-umedecimento também aumentam significativamente os custos.

Isso significa que quanto mais especificada e controlada for a limpeza, maior será o custo e, portanto, é importante garantir que a limpeza correta seja claramente identificada para cada área e cada operação de limpeza.

Uso de Wipers para sala limpa

Cada plano de limpeza de sala limpa identificará claramente o uso específico do pano wiper, no entanto, existem algumas diretrizes úteis a serem adotadas ao usar wipers em qualquer sala limpa.

O plano de limpeza e os procedimentos operacionais padrão (SOPs) indicarão quais wipers devem ser usados para cada aplicação de limpeza e somente o wiper especificado deve ser usado. Isso também deve ficar claro para empresas terceirizadas ou engenheiros que possam estar operando nas áreas controladas.

Quando usado para absorver derramamentos, um pano seco é simplesmente removido do recipiente e aplicado ao líquido derramado. Uma vez absorvido pelo wiper, o wiper é descartado de forma segura de acordo com os procedimentos da área. Um pano seco adicional deve ser usado para limpar a área e remover qualquer umidade residual.

Se produtos químicos de limpeza ou sanitização forem aplicados a wipers secos, o produto químico deve ser dispensado no wiper e não na superfície a ser limpa. Isso minimiza a possibilidade de aerossóis químicos contaminarem a sala limpa.

Se forem usados wipers umedecidos, deve-se tomar cuidado para garantir que, uma vez aberto, o recipiente dos wipers seja fechado novamente entre os usos para impedir a perda de impregnante por evaporação. Quando os pacotes de wipers pré-impregnados forem abertos e fechados várias vezes, é possível que tenha ocorrido evaporação e os wipers não estejam mais umedecidos no nível necessário. Neste caso, os wipers devem ser descartados.

 

Sala Limpa - limpeza com panos umedecidos

 

Ao usar wiper para descontaminar áreas críticas, é uma boa prática dobrar o wiper para fornecer oito faces de limpeza separadas. O wiper deve ser usado em passadas únicas sobrepostas com no máximo oito passadas (uma para cada face dobrada) por wiper (conforme mostrado na sequência das ilustrações abaixo).

 

Pano para sala limpa Dobra 1

Pano para sala limpa Dobra 2

Pano para sala limpa Dobra 3

Wiper sala limpa Dobra 4

Wiper sala limpa Dobra 5

 

Essa técnica de dobra do pano wiper maximizará a remoção de partículas e a área de superfície coberta dependerá do tamanho do wiper e da quantidade de líquido absorvido.

  • Quando wipers estão sendo usados para aplicar uma solução desinfetante, deve-se tomar cuidado para garantir que uma quantidade suficiente de produto químico seja transferida do wiper para a superfície e que seja distribuída uniformemente. A desinfecção adequada não ocorrerá sem a aplicação correta do desinfetante.
  • Os wipers devem ser descartados corretamente conforme indicado no plano de limpeza. Quaisquer wipers que contenham resíduos químicos de derramamentos ou impregnantes químicos devem ser coletados para descarte seguro, conforme indicado pela SDS.

Conheça toda a linha de panos wiper para sala limpa e outras aplicações em laboratórios e na indústria.