Uma sala limpa mais segura para os colaboradores e para a proteção da estrutura envolve desde procedimentos a equipamentos contra acidentes. A Sala limpa é o ambiente controlado ideal para testes e manufatura de produtos onde a contaminação por partículas ou microrganismos é muito próxima de 0%. A sala limpa é extremamente necessária em laboratórios químicos, laboratórios que produzem remédios, fabricação de satélites espaciais, salas de operação, entre outros.
É um local onde se consegue quantificar e mensurar o tamanho das partículas em suspensão. Com um bom sistema de ar-condicionado isso pode ser realizado com a existência de fluxo de ar em constante movimento e filtros absolutos HEPA, com eficiência de 99,93%. Existem três objetivos principais na utilização de condicionamento de ar para salas limpas:
- Manter a temperatura estável;
- Controlar o nível de umidade;
- Garantir a qualidade do ar com o uso de filtros.
Sala Limpa mais segura com equipamentos de comunicação
Os equipamentos de comunicação para salas limpas são uma parte fundamental para garantir um bom isolamento e eliminar mais pontos possíveis de contaminação dentro de um ambiente controlado. Os equipamentos de comunicação contribuem para diminuir o fluxo de acesso na sala limpa proporcionando meios de comunicação entre equipe externas e equipes em outros ambientes controlados.
O painel frontal da estação de comunicação é totalmente coberta por uma fina película antimicrobiana, protegendo o alto-falante e o microfone da estação. Os telefones e interfones para sala limpa são projetados para uso em salas de cirurgia de hospitais, salas de isolamento de pacientes, laboratórios biológicos, restaurantes e salas limpas etc.
Com alto-falante e microfone embutidos permite uma conversa normal sem as mãos a um alcance de aprox. 3,5m. O teclado consiste em 10 teclas de discagem numérica (DTMF), tecla push-to-talk (T), tecla cancelar (X), teclas de volume PARA CIMA / PARA BAIXO, tecla de privacidade (P) e uma tecla de silenciar microfone (M).
Uma sala limpa é uma área livre de impurezas, onde contaminação, velocidade do ar, pressão, temperatura e umidade são controladas sob rígidas especificações.
Sala Limpa mais segura: Prevenção contra explosões
Gases e vapores de solventes podem formar uma atmosfera explosiva e perigosa. Instalações especiais e soluções específicas para sala limpa para a de detecção de incêndio e gases são extremamente necessárias em áreas com alto risco de explosão, além de controlar, regular e monitorar os sistemas de ar condicionado e equipamentos que processam produtos dentro da sala limpa.
Funcionamento do sistema de detecção de gases
O sistema de detecção de gases inflamáveis tem a função de alertar antes mesmo que a quantidade de gases atinjam o níveis mínimos de explosão, alertar colaboradores integrantes da brigada de incêndio e indicar a localização do perigo.
Um sistema de detecção de gás deve detectar com segurança os gases inflamáveis previstos antes que o limite mínimo de explosão seja alcançado e deve alertar as pessoas, exibir a localização do perigo e tomar medidas para prevenir incêndios ou explosões.
Leia também: O que é uma sala limpa
Amplo programa de segurança contra incêndio
Um incêndio em uma sala limpa pode ser causado por vários fatores:
- Curto circuito;
- Combustão espontânea;
- vazamento de líquidos inflamáveis;
Os danos causados por um incêndio nas instalações e equipamentos de uma sala limpa pode chegar a casa de milhões de dólares em questão de minutos. Quando detectado o incêndio em uma sala limpa, imediatamente tem início o desligamento automático de segurança afim de isolar a área afetada. Os sistemas de resfriamento e ventilação são desligados para que não haja contaminação cruzada sem controle nos ambientes limpos. Após a ocorrência de um acidente, pode-se levar vários dias ou semanas até que a sala limpa esteja apta a produzir materiais estéreis por exemplo.
Por outro lado, um sensor de incêndio que dispara um alarma falso também pode ter consequências tão graves quanto a de um incêndio real. É altamente aconselhável que as medidas preventivas sejam mantidas ativas, porém, com alta confiabilidade dos sensores para que não haja alarmes falsos e interrupções na produção.
As salas limpas que lidam com materiais inflamáveis devem ter altas taxas de troca de ar por minuto e fluxos de ar dirigidos para evitar a concentração de gases explosivos. Em contrapartida a alta taxa de renovação do ar pode atrasar a detecção do incêndio pelos sensores localizados no teto; quando o sensor gera o alerta o incêndio pode estar em um estágio avançado e de difícil controle.
Confiabilidade e detecção precoce podem, no entanto, ser aumentadas. Os detectores de incêndio podem ser fornecidos com conjuntos de parâmetros especiais de sala limpa, projetados especificamente para ambientes limpos. Além disso, para detectar a fumaça em um estágio muito inicial, as amostras de ar da sala são ativamente extraídas em pontos adequados da sala.
Extintor de incêndio em sala limpa
A solução para extinguir incêndios em salas limpas é determinada pelo tipo de substâncias ou materiais manipulados na produção em sala limpa. Nem sempre a água é a melhor opção, dependendo da substância o contato com a água pode tornar o ambiente ainda mais tóxico e letal para os colaboradores. Mesmo que a água seja a solução mais adequada a sala limpa deve ter um sistema de coleta da água que foi usada no combate ao incêndio para que não misture com água pluvial ou esgoto doméstico.
A proteção de sala limpa contra incêndios é um grande desafio devido as características de impermeabilidade e esquemas complexos de fluxo de ar e pressão. Gases inertes são preferidos para o combate a incêndios. Esses gases são quimicamente neutros e não geram produtos de reação quando o agente extintor entra em contato com o fogo. Isso significa que o agente extintor não danifica ou contamina os equipamentos ou produtos produzidos – uma clara vantagem na proteção de salas limpas.
Certos gases inertes, como nitrogênio e argônio, também são atóxicos, incolores, inodoros e insípidos, o que é especialmente importante na indústria farmacêutica e de alimentos e bebidas, ambas grandes usuárias de ambientes de sala limpa.
Programa de evacuação ordenada
Se um perigo como um incêndio for detectado, normalmente é feito a evacuação completa do edifício ou das áreas afetadas. Mais uma vez, as salas limpas apresentam desafios especiais, devido a importância de não liberar substâncias tóxicas durante a evacuação.
Também pode não ser possível extrair efetivamente essas substâncias. Devido a esses requisitos específicos, os sistemas de evacuação por voz são uma solução eficaz. Esses sistemas utilizam sinais visuais e acústicos, além da linguagem falada, para informar os colaboradores da situação, transmitindo instruções claras e detalhando as ações corretas a serem tomadas.
Avisos de segurança adicionais e instruções claras também podem evitar a contaminação causada pela chegada de equipes de investigação ou de combate a incêndio. A proteção dos funcionários, a qualidade dos produtos e o meio ambiente dependem fundamentalmente das condições ambientais. Os ambientes de sala limpa exigem as melhores estratégias de proteção técnica sem comprometer a proteção do produto e a segurança pessoal.
Soluções de fonte única
Um conceito de segurança abrangente pode ajudar a manter um nível razoável de segurança. A Siemens Building Technologies recomenda que esse tipo de conceito seja oferecido a partir de uma única fonte: detecção abrangente de incêndio e gás, soluções de extinção específicas para proteção de ambientes e objetos, ampla experiência em áreas com risco de explosão e segurança adicional por meio de evacuação por voz inovadora. Sistemas de segurança adicionais, como vigilância por vídeo e equipamentos de controle de acesso, podem contribuir ainda mais para uma sala limpa mais segura.