A quantidade de cálcio na água potável é geralmente determinada usando espectroscopia de absorção atômica (AA) ou espectroscopia de emissão atômica de plasma indutivamente acoplada (ICP).

A cromatografia iônica (IC) usando eluído ácido também pode medir a quantidade de cálcio na água na totalidade, independentemente da forma em que o cálcio existe. Alternativamente, o método de eletrodo seletivo do íon cálcio mede a quantidade de íons livres de cálcio. Além disso, a titulação de quelato permite a medição de íons livres de cálcio e parte do cálcio ligado a outras substâncias.

No entanto, ionizando o cálcio ligado ao ácido inorgânico usando um pré-tratamento que acidifica a amostra, o método do eletrodo seletivo de íons de cálcio (LAQUAtwin Ca 2+ ) pode ser usado para medir a quantidade total de cálcio.
A seguir, é apresentada uma explicação sobre isso, com base em dados empíricos – medidos por uma variedade de métodos – no teor de cálcio da água potável.

Para cada tipo de amostra, a tabela a seguir mostra o valor rotulado, juntamente com os valores medidos por vários métodos:

A Figura 1 mostra a correlação entre os  dados do LAQUAtwin Ca 2+ e os da cromatografia iônica para amostras pré- tratadas e não tratadas:

correlação entre os  dados do LAQUAtwin Ca 2+ e os da cromatografia iônica

A Figura 2 mostra a correlação entre os  dados do LAQUAtwin Ca 2+ e os de outros métodos para uma amostra pré-tratada. A água mineral rica em cálcio contém sulfato de cálcio e carbonato de cálcio, e estes foram ionizados por pré-tratamento:

correlação entre os  dados do LAQUAtwin Ca 2+ e os de outros métodos para uma amostra pré-tratada

Os dados para a quantidade total de Ca obtida pelo LAQUAtwin Ca 2+  mostram melhor correlação com outros métodos quando a amostra foi pré-tratada.

A mesma quantidade de eletrólito de suporte foi adicionada às amostras pré-tratadas e não pré-tratadas.

Procedimento de pré-tratamento

  1. Coloque 5 mL da solução da amostra em um copo de 100 mL.
  2. Adicione 10 a 40 μL de ácido clorídrico 5M à solução da amostra na etapa 1 e confirme se o pH está em torno de 2 usando o LAQUAtwin. Retorne a solução da amostra para o copo.
  3. Adicione 15 a 20 mL de solução tampão tris-hidroxi-aminometano com um pH de 6,95 à solução criada na etapa 2 (diluindo-a por um fator de 4 a 5) e confirme se o seu pH mudou para cerca de 6 usando o LAQUAtwin pH.

Quantidade de cálcio na água: Procedimento de medição

Como eletrólito de suporte, adicione 0,0375 g de cloreto de potássio a 5 mL da solução de amostra pré-tratada e dissolva-o agitando.
Meça a amostra com um LAQUAtwin Ca 2+  que foi calibrado em relação à solução de referência e use a taxa de diluição para calcular o resultado.