O wiper é um pano especialmente desenvolvido para a limpeza de ambientes controlados com taxa mínima de desprendimento de particulados. O wiper para sala limpa é uma ferramenta indispensável para a manutenção da limpeza, controle de partículas e conformidade com os padrões exigidos em ambientes controlados, como as salas limpas. Esses panos wiper são projetados especificamente para atender às necessidades rigorosas de indústrias como:
- Farmacêutica;
- Semicondutores;
- Biotecnologia;
- Aeroespacial e alimentícia.
Nestes ambientes, a presença de contaminantes pode comprometer a qualidade do produto ou processo.
Fabricados com materiais de alta performance, os wipers são projetados para minimizar o desprendimento de partículas, fibras soltas e resíduos químicos. Os wipers também são desenvolvidos para serem compatíveis com soluções de limpeza e desinfetantes utilizados em salas limpas, garantindo máxima eficácia sem comprometer o ambiente controlado.
Tipos de wipers para sala limpa
Cada classe de sala limpa tem seu próprio conjunto específico de regras e permissões. É preciso seguir as normas que regem as tolerâncias de partículas, o que significa que esses níveis devem ser mantidos para atender aos requisitos da classe de sala limpa. Essa tolerância de partículas determina os procedimentos e produtos que podem ser usados na sala limpa, portanto, é crucial certificar-se de que está usando um wiper que esteja de acordo com as tolerâncias aceitáveis. Os wipers são fabricados de várias maneiras para acomodar vários níveis de limpeza e regulamentos específicos. Aqui estão apenas alguns exemplos materiais:
Tipos de borda em wipers
- Faca de corte de ponta;
- Borda de corte a laser;
- Borda Selada;
- Borda Selada.
Tipos de materiais dos wipers
- Poliuretano;
- Algodão;
- Nylon;
- Polipropileno;
- Poliéster / Rayon;
- Poliéster;
- Poliéster / Nylon;
- Policelulose;
- Celulose.
Tipos de malha e tecido na fabricação
- Não tecido;
- Tricô;
- Malha acolchoada;
- Sarja;
- Meltblown;
- Espuma.
O wiper para sala limpa e os erros mais comuns
Ignorar a necessidade de limpar regularmente
Para garantir que a qualidade seja mantida em todas as salas limpas e áreas restritas, a manutenção da limpeza deve ser realizada diariamente. A limpeza inadequada leva à contaminação e, por fim, à perda da qualidade do produto do usuário final. A contaminação pode ser amplamente categorizada em duas categorias, filmes e partículas, os quais podem causar “defeitos catastróficos” em circuitos. A contaminação em uma sala limpa pode levar a paralisações dispendiosas e aumento dos custos de produção. Quando uma sala limpa é padronizada, ela deve ser limpa e mantida regularmente para manter esses padrões.
Solução: Cada sala limpa será diferente e os padrões e requisitos locais irão variar, mas por exemplo, uma sala limpa classe 100 exigiria a limpeza da área de trabalho a cada por turno, com uma limpeza completa das paredes, acabamentos e todas as outras superfícies uma vez por semana, além de outras várias manutenções realizadas de hora em hora, diariamente ou semanalmente. Ignorar essas limpezas regulares permite que as partículas se acumulem com o tempo.
A limpeza da sala limpa consiste em conter e remover contaminantes sem espalhá-los para outras áreas.
Porque dobrar o wiper na hora da limpeza
Deixar de dobrar o wiper não é apenas um desperdício, mas também corre o risco de espalhar contaminação pela superfície ao tentar remover.
Solução: Para maximizar a vida útil de cada wiper, dobre-o em em quatro, proporcionando várias superfícies limpas para uso. Segure os lados desdobrados em sua mão e agrupe as bordas desdobradas entre o polegar e o indicador. Sempre descarte os wipers usados de acordo com o procedimento.
Usar apenas um wiper para limpeza de áreas grandes
Usar um único wiper para uma área inteira é realmente ineficaz, pois cada wiper pode ser utilizado cerca de oito passadas. Depois que cada lado de um wiper é usado, ele é considerado contaminado e, ao continuar usando esse wiper, não está mais limpando as superfícies, mas espalhando os contaminantes para mais longe.
Movimentos devem ser feitos em uma direção e sobrepor apenas 10% a 25%. Gire o wiper para que cada nova passagem seja feita com uma parte não utilizada do wiper, uma vez que cada dobra é usada, o wiper pode ser redobrado para que o outro lado possa ser usado, maximizando a vida útil. Cada wiper representa oito lenços com este método de dobra, use quantos lenços forem necessários para a remoção adequada de contaminação. Depois de terminar com cada pano, descarte de acordo com os procedimentos do local e continue até que toda a superfície tenha sido limpa.
Limpeza de áreas sujas / úmidas para áreas limpas / secas
A limpeza da sala limpa consiste em conter e remover contaminantes sem espalhá-los para outras áreas. Derramamentos ou outras contaminações grandes devem primeiro ser tratados com isolamento, usando materiais absorventes aprovados em sala limpa para conter a sujeira, seguido por uma limpeza completa. Ao limpar um espaço de sala limpa, é muito importante fazer a transição de sujo para limpo sem contaminar novamente as áreas limpas.
Solução: limpe e descarte a maior parte do material contaminado e, seguindo os procedimentos de uso de um pano wiper adequado, limpe das áreas limpas ou secas para as áreas úmidas ou sujas, nunca o contrário. Dessa forma, o operador de limpeza estará atraindo os contaminantes e removendo-os em vez de limpar para fora, espalhando os contêineres por uma ampla gama de áreas previamente limpas.
Limpar em movimento circular
Limpar as superfícies da sala limpa em um movimento circular espalha, obviamente, partículas e contaminantes sobre as áreas limpas. Não importa se operador de sala limpa usa um pacote inteiro de wipers, ou como é feita a dobra se uma técnica circular for usada.
O operador de limpeza deve começar pressionando com firmeza e deslizando paralelamente em um movimento pela superfície. Após cada passada, gire o wiper para que a próxima passada seja feita com um lado limpo. Manter o controle de quais áreas você já limpou e sobrepostas apenas cerca de 10% é fundamental para garantir que a superfície esteja sendo completamente limpa e que nenhum rastro de partículas seja deixado para trás.
Usar wiper seco ou muito úmido
O objetivo da limpeza de uma sala limpa é capturar e remover contaminantes e partículas, como aprendemos. Portanto, usar um wiper perfeitamente seco sem umidade irá reter alguns contaminantes, mas para o benefício total, o wiper deve estar úmido.
Por outro lado, o uso de um wiper úmido embebido apenas criará uma grande bagunça e deixará resíduos de sujeira em toda a superfície, exigindo que a superfície seja limpa novamente, desperdiçando tempo e dinheiro.
Solução: O tipo de wiper para sala que você compra dependerá de muitos fatores, a classe da sala limpa, o tamanho, os procedimentos da empresa, etc. Pode ser mais econômico para uma sala limpa menor e de classe baixa usar panos wiper para limpeza a seco, enquanto uma sala limpa de grande escala ou altamente rigorosa se beneficiaria de um wiper pré-embebido, eliminando a necessidade de um segundo produto.
Ao usar um wiper a seco com wiper separado, aplique o produto no wiper uma vez dobrado, tomando cuidado para não deixar o frasco do limpador nem o liquido entrarem em contato para minimizar a contaminação cruzada. Os lenços pré umedecidos eliminam a necessidade de um segundo produto e podem ser dobrados em quatro e usados imediatamente.
Usar um wiper que não é apropriado para a sala limpa
As salas limpas têm vários formatos e classificações, dependendo do produto que está sendo produzido e das regulamentações da indústria, do estado ou do governo. As salas limpas são divididas em classes, como você pode ver no diagrama abaixo.
- ISO Classe 1
- ISO Classe 2
- ISO Classe 3 (Classe 1)
- ISO Classe 4 (Classe 10)
- ISO Classe 5 (Classe 100)
- ISO Classe 6 (Classe 1.000)
- ISO Classe 7 (Classe 10.000)
- ISO Classe 8 (Classe 100.000)