Manter a sala limpa dentro dos padrões de limpeza requer implantação de procedimentos, treinamento constante e investimentos necessários em equipamentos e produtos para sala limpa. Os investimentos em salas limpas para atender normas regulamentadoras como a USP 797 e NBR14644-1 podem ser substanciais.
As salas limpas na indústria farmacêutica são projetadas e desenvolvidas dentro das exigências da Norma USP 797 e NBR14644-1 e trazem exigências como:
- Tratamento do ar com filtragem do ar com filtro HEPA;
- Sistema de renovação constante do ar;
- Diferencial de pressão e níveis consistentes de temperatura e umidade.
Os materiais de construção utilizados em salas limpas geralmente são impermeáveis, têm propriedades mínimas de absorção contra derramamento e são fáceis de limpar.
USP 797 é uma norma que regulamenta e controla as politicas e procedimentos de farmácia. Este regulamento foi desenvolvido para reduzir infecções transmitidas aos pacientes por meio de produtos farmacêuticos e para melhor proteger os colaboradores da indústria farmacêutica da exposição a produtos farmacêuticos.
A limpeza frequente de sala limpa é um fator chave na manutenção e controle de contaminação a longo prazo em ambientes de produtos estéreis e injetáveis. A limpeza adequada dos ambientes controlados inclui métodos de limpeza manual, seguido por tratamento químico para reduzir a contaminação com agentes de desinfecção.
A frequência de limpeza deve ser diretamente proporcional à atividade do laboratório. O monitoramento ambiental do laboratório serve para fornecer o feedback tanto para agendamento de operações de limpeza como a otimização de frequência de limpeza.
Para manter uma sala limpa dentro dos padrões de limpeza, requer equipamentos especializados. Os Mops devem ser sem fiapos com cabeças descartáveis ou autoclaváveis. Baldes podem ser de aço inoxidável ou plástico. O uso de equipamento inadequado contribui para o aumento da contaminação na área de limpeza. Por exemplo, se a equipe de serviços limparem a área com um mop que havia sido utilizado para a limpeza geral do laboratório, banheiros, etc, os micro organismos potencialmente nocivos podem ser trazidos para o local.
Os procedimentos de limpeza e sanitização devem usar produtos específicos de limpeza e desinfeção para sala limpa. A Equipe de limpeza, antes de iniciar os trabalhos em áreas de produtos estéreis, deve possuir formação e receber treinamentos adequados de procedimentos de limpeza de sala limpa e técnica asséptica.
O melhor momento para a limpeza da sala limpa é após o turno de trabalho e precisa ser feito com freqüência. Um formulário deve ser usado para documentar a limpeza real, incluindo data, área, o nome e assinatura do técnico de limpeza. O formulário é um documento que vai demonstrar a longo prazo o cumprimento da norma USP 797.
Materiais para limpeza de sala limpa
- ClipperMop™: Mops para sala limpa desenhados para usar panos de sala limpa nos tamanhos padrão de 9″ x 9″ e 12″ x 12″; diminuindo a necessidade de manter no estoque variedade de panos para sala limpa ou capas para mop gerando economia no processso.
- Solução de Peróxido de Hidrigênio Texwipe’s®: Solução de limpeza desenvolvida para uso em ciclos rotacionais de limpeza. Mantem o ambiente limpo diminuindo a preocupação com VOC (Volatile Organic Carbon).
- Desinfetante Quaternário de Amônia TexQ™: Desinfetante que atua na limpeza e na desinfecção de uma só vez. Muito eficiente contra uma grande variedade de bactérias, vírus, fungos e inibe o crescimento de mofo.
- BetaMop™II: É um Mop de alta capacidade de limpeza 100% costurado em poliéster e com cabeça construída em poliéster tubular. Produto de alta durabilidade e de baixa contaminação, devido ao se desenho é ideal para limpeza em áreas criticas.
- AlphaMop™ Mop Autoclavável: Mop com cabeça larga que abrange maior área de limpeza. Utiliza poliéster de alta qualidade lavável e com sistema de troca rápida da capa .
Saiba mais sobre estes e outros produtos para sala limpa. Entre em contato clicando aqui.