Dessecador é um recipiente fechado hermeticamente que contém agente de secagem (dessecante). É utilizado para guardar produtos ou substâncias que necessitam de ambientes com baixo teor de umidade.

Dessecadores, chamados também de Dry Box, são usados em vários segmentos. Existem dessecadores para ferramentas e utensílios, armazenamento de equipamentos de laboratório e para equipamentos eletrônicos, objetos ou substâncias valiosas que precisam permanecer constantemente secas.

Como o próprio nome indica, a função de um dessecador é manter objetos ou produtos secos.

Os equipamentos laboratoriais são instrumentos utilizados para experimentos, cálculos, análises, medições e formulações em laboratórios de diversos segmentos, são operados por bioquímicos, cientistas, farmacêuticos, equipes técnicas e até mesmo universitários.

Em um ambiente de laboratório existem vários equipamentos modernos e outros nem tão modernos assim, mas extremamente necessários em determinadas situações. Um deles é o dessecador.

 

O que é um dessecador? Entenda os tipos e funções

 

O que é um dessecador de laboratório?

O equipamento para laboratório pode ser feito de vidro (a vácuo ou não) ou de acrílico, selado com graxa de silicone, com um agente de secagem dentro dele. Além disso, possui uma tampa ou porta que forma um vácuo, onde a sílica gel absorve a umidade da amostra até o ponto de saturação.

O dessecador de acrílico pode ser com ou sem vácuo, ele tem o fundo de polipropileno, a tampa e placa de acrílico transparente.

O que é um dessecador Entenda os tipos e funções

Fabricação sob medida

Para entender melhor o dessecador, devemos saber que ele é dividido em duas partes principais. A primeira é uma grande cavidade na qual é colocada a amostra a ser preservada. A segunda é outra cavidade menor que contém o material dessecante.

O dessecador em acrílico poder ser construído com tamanho e espessura diferentes, prateleiras lisas ou prateleiras tipo colmeia que promove o aproveitando e a organização do espaço interno. Os dessecadores são equipados com vedação e fechadura para controle e segurança atendendo as normas de armazenamento de produtos controlados. Muito utilizado para o armazenamento de materiais de referência certificados (MRC).

 

Dessecadores fabricados sob medida

 

Como funciona o dessecador de laboratório?

O uso mais comum em laboratórios se dá nas etapas de padronização de soluções. Durante o processo, o sal de uma determinada substância é aquecido em estufa para, posteriormente, ser posto para esfriar em pressão reduzida no interior do dessecador.

O agente dessecante mais utilizado é a sílica gel, um composto incolor. Costuma-se, entretanto, ser adicionado um indicador de umidade, que contem sais de cobalto. Quando este seca apresenta uma coloração azul intensa. A desidratação de um analito (parte da amostra que é o foco da análise química) ou reagente é feita desta forma: No dessecador são colocadas a sílica e a substância.

Com o recipiente tampado, a água, por diferença de pressão, ao sair da condição de solvente hidratando o sólido em questão evapora e tende a solvatar (combinar-se com molécula do solvente) os cristais de sílica, que possui propriedades higroscópicas absorvendo a umidade do ar.

Entretanto, após algum tempo, a eficácia da sílica torna-se inapropriada para os objetivos esperados, quanto mais se atinge o equilíbrio entre a concentração de água nos seus cristais e nos cristais da substância, mais difícil torna-se essa mudança.

Podemos concluir que a principal função de um dessecador de laboratório é reduzir e manter a umidade de amostras diversas. Então, isso vale tanto para a padronização de produtos químicos, quanto para realizar a análise deles. Contudo, a sua aplicação principal é para a armazenagem e secagem de amostras com baixa umidade.

O que é agente dessecante?

Como vimos, os dessecadores são recipientes fechados que possuem um agente conhecido por dessecante. Os dessecantes mais comuns são:

  • Gel de sílica,
  • Sulfato de Cálcio;
  • cloreto de cálcio;
  • argila montmorilonita;
  • Lama de diatomáceas (argila macia, da Dinamarca);
  • Peneira molecular.

Um bom exemplo é o silicone, que tem a capacidade de absorver a umidade de ambientes fechados, é atóxico e não inflamável.

O tipo de dessecante usado no secador varia de acordo com o material que está sendo armazenado ou manuseado.

Sílica gel

 

A sílica gel ou sílica é o dessecante mais popular. É ela quem atua com o objetivo de absorver a umidade. Os materiais dessecantes são higroscópicos, o que significa que absorvem a umidade.  O processo de adsorção da umidade ocorre através da adesão das moléculas de água na superfície da sílica. A substância é sintética e portanto é produzida pela reação do silicato de sódio com o ácido sulfúrico.

A CMS Cientifica do Brasil fabrica e distribui dessecadores sob medida para empresas em todo o Brasil. Entre em contato hoje mesmo e solicite um orçamento.