O medidor portátil de Nitrato Horiba B-743 é um aparelho de fácil configuração capaz de tornar o processo de medição mais rápido e preciso. Devido ao crescente interesse da população mundial por alimentos saudáveis, segurança alimentar e preservação do meio ambiente, alguns parâmetros de medição tornaram-se extremamente importantes para diversas culturas agrícolas.
Dentre estes parâmetros podemos destacar: Nitrato (NO3), Potássio (K), Cálcio (Ca) e Sódio (Na). Tradicionalmente, a cromatografia e a colorimetria são as técnicas mais utilizadas para determinar a concentração destes parâmetros, no entanto, nenhum desses métodos é adequado para a medição em campo, dentre as dificuldades apresentadas, podemos destacar:
- O tamanho do equipamento;
- A exigência de uma fonte de energia elétrica;
- A necessidade de pré-tratamento da amostra
- Falta de agilidade da análise;
- Entre outras.
Com o intuito de superar as barreiras apresentadas por este tipo de instrumentos a Horiba trouxe a tecnologia dos medidores portáteis LAQUAtwin. Estes medidores portáteis além de tornar o processo mais rápido, garantem a precisão da análise e facilidade na configuração do aparelho que funciona por pequenas baterias.
A seguir demonstraremos a aplicação do medidor portátil LAQUAtwin B-743 para a análise de íons de nitrato e o passo a passo de sua utilização.
Conhecendo o medidor portátil de Nitrato HORIBA:
- Alimentação através de Bateria
- Equipamento a prova d’água
- Peso 55g (aprox.)
- Faixa de medição 62 a 6200 ppm(mg/L)
- A tecnologia do sensor permite analisar volumes de amostra a partir de 0,3 mL
- Calibração em até 2 pontos
- Fácil operação
Metodologia de uso do medidor portátil de Nitrato HORIBA
Análise dos Resultados:
Abaixo, gráfico comparativo dos resultados obtidos a partir de análises de substrato e solo e sua relação com a condutividade.
Este fator é muito importante, pois a condutividade esta diretamente ligada à quantidade de íons, assim sendo a condutividade pode ser utilizada como uma comprovação da qualidade da análise. A curva da condutividade é proporcional a curva de concentração do Íon de Nitrato, porém o usuário deve atentar-se a possíveis interferências de outros íons, ex. cloreto.
No caso de interferências (principalmente para medições de solo), pesquisas efetuadas sugerem a utilização do cartucho “On-guard Ag+ (Dionex Co.)” para eliminação de íons de cloreto. Depois de purificado através do cartucho, o cloreto foi removido da amostra, resultando em valores altamente compatíveis entre o medidor LAQUAtwin B-743 e a técnica de cromatografia iônica.
Para a medição da seiva, resultados quase idênticos foram encontrados no medidor portátil LAQUAtwin B-743 em relação a técnica de cromatografia iônica, apenas a análise da couve apresentou desvio.
Conclusão:
Diversos estudos demonstram que os medidores portáteis da Horiba são capazes de fornecer resultados de análise com métodos simples e portáteis. No caso do Nitrato, a figura abaixo demonstra a comparação dos resultados analíticos entre as técnicas de cromatografia iônica, colorimetria e o medidor portátil da Horiba. Os medidores portáteis da Horiba foram desenvolvidos exclusivamente para fornecer resultados rápidos e confiáveis nas análises em campo.
A CMS coloca a disposição toda a linha de medidores portáteis da Horiba LAQUAtwin, entre em contato hoje mesmo e solicite um orçamento.