O primeiro eletrodo de pH autolimpante preenchido com gel do mundo que usa tecnologia anti-incrustante contribui na redução do trabalho de manutenção e melhoram a eficiência do tratamento de águas residuais.

A HORIBA Advanced Techno lançou o primeiro eletrodo de pH autolimpante preenchido com gel do mundo usando tecnologia anti-incrustante. A HORIBA tem grande reputação no monitoramento da qualidade da água e no mercado de instrumentação de análise.

As estações de tratamento de esgoto e águas residuais utilizam lodo ativado para a operação do processo de limpeza de água e requer teste de pH e gerenciamento de condição.
O novo eletrodo de pH autolimpante preenchido com gel possui tecnologia fotocatalisadora (dióxido de titânio tipo anatase) alavancando descobertas feitas em pesquisa conjunta com a Universidade de Mie  e um diodo emissor de luz ultravioleta (UV-LED) embutido no eletrodo.

Esta tecnologia desenvolvida pela HORIBA atingiu com sucesso efeito anti-incrustante contra contaminantes orgânicos mantendo medições contínuas estáveis ​​em processos de tratamento de águas residuais, onde os eletrodos antes, ficam facilmente sujos.

Essa inovação reduziu drasticamente a frequência e o trabalho de manutenção do eletrodo (aproximadamente 99%) que aliviou a tarefa imposta aos operadores na limpeza, calibração análises manuais diariamente.

Primeiro eletrodo de pH autolimpante preenchido com gel - CMS Científica do Brasil

O revestimento de catalisador (dióxido de titânio tipo anatase) e um LED UV embutido no eletrodo, juntos formam a primeira tecnologia anti-incrustante do mundo em um eletrodo de pH. A superfície da membrana do vidro é revestida com com dióxido de titânio tipo anatase e o LED irradia luz UV dentro do eletrodo.

O dióxido de titânio tipo anatase reage à luz e decompõe quaisquer contaminantes orgânicos na superfície da membrana de vidro, como óleo, polissacarídeo e microrganismos, através de um efeito anti-incrustante.
Esta tecnologia anti-incrustante reduz drasticamente a frequência de manutenção do eletrodo de pH. Como resultado, este novo eletrodo de pH tornou-se capaz de eliminar aprox. 99% do trabalho de manutenção normalmente necessário.

A tecnologia de revestimento com catalisador que foi adotada para este eletrodo é o resultado das tecnologias descobertas por meio de pesquisas conjuntas com a Universidade de Mie. Kentaro Inoue, proprietário da empresa HORIBA Advanced Techno, descreve essa tecnologia dizendo:

“Dr. Masao Horiba, o fundador da HORIBA, Ltd. que desenvolveu o primeiro medidor de pH com eletrodo de vidro fabricado no Japão, defendeu a invenção de um eletrodo que nunca fica sujo. Usando essas palavras como uma oportunidade, desenvolvemos um eletrodo de pH autolimpante baseado em tecnologias de medição de qualidade de água cultivadas por mais de 70 anos desde nossa fundação, descobertas feitas por meio de pesquisas conjuntas com a Universidade de Mie e dados minuciosamente examinados obtidos visitando localidades de clientes. Espero que o produto, que torna a ideia de nosso fundador uma realidade, beneficie muitas empresas clientes, além de promover práticas mais ecológicas na indústria em geral.”