O controle de contaminação requer investimento em tempo, energia e dinheiro na construção de projeto para áreas controladas.
As vestimentas reutilizáveis para sala limpa são rigorosamente embaladas para proteger as vestimentas da contaminação durante o transporte e armazenamento, as camadas externas da embalagem serão contaminadas e a abertura e remoção da embalagem e o próprio material da embalagem produzem contaminação.
Remoção de embalagem e descarte de roupas de salas limpas contaminam
A transferência de equipamentos e produtos para a sala limpa pode ser estritamente controlada, porém, a operação de transferência de materiais incluindo a remoção da embalagem vai produzir contaminação.
Como parte do processo de produção em ambientes controlados, os colaboradores são obrigados a operar equipamentos e manusear diferentes materiais. Tocar e entrar em contato com determinados materiais pode contaminar as luvas e outras superfícies das vestimentas de sala limpa e pode aumentar o risco de contaminação cruzada para outros itens e superfícies da área de trabalho.
As máquinas e processos produtivos também podem produzir fibras e partículas e algumas operações podem produzir vapor ou gotículas que podem ser depositadas em superfícies deixando resíduos contaminantes.
Uma sala limpa totalmente operacional pode, portanto, ser contaminada por uma variedade de materiais.
Embalagens descartadas, gotículas de líquido visíveis, partículas microscópicas e fibras de aproximadamente 50 µm ou menos que não são visíveis à luz normal, são considerados como os grandes contaminantes de sala limpa e áreas controladas.
Quando as concentrações e acúmulo dessas pequenas partículas se tornam visíveis a olho nu, significa que os níveis de limpeza da superfície da sala limpa foram grosseiramente violados. Nas salas limpas do setor de saúde, as superfícies também devem ser desinfetadas para eliminar qualquer contaminação viável que possa estar presente.
A remoção da contaminação visível requer uma boa limpeza e técnicas básicas de limpeza eficazes. A remoção da contaminação microscópica é conseguida usando materiais e procedimentos especializados de limpeza de salas limpas.
A CMS Científica do Brasil distribuidora autorizada dos produtos Micronclean.