A vestimenta de proteção contra contaminação ou macacão de proteção foi desenvolvido para proteger o usuário e riscos de contaminação do ambiente pelos trabalhadores, mas essa proteção não é garantida apenas com o uso deles.
É importante seguir os procedimentos corretos ao colocar e retirar equipamentos de proteção individual (EPI), a fim de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Vestimenta de Proteção contra contaminação e a contaminação cruzada
Existe o risco de contaminação cruzada da superfície da roupa para a pele ou cabelo do usuário ou para outros funcionários e familiares.
Passos fundamentais na jornada de segurança
Determinar o risco
- Tipo de risco (produtos químicos, líquidos não perigosos, radiação e etc.)
- A duração da exposição
- Nível de proteção necessário para proteger contra os elementos.
Escolha o tamanho correto
- O dimensionamento incorreto pode levar a prolemas de segurança
- Grande demais – pode ficar preso em máquinas de produção
- Muito pequeno – pode rasgar ou restringir consideravelmente a mobilidade.
Colocar e retirar EPI corretamente
Uma das principais etapas em que a contaminação ocorre.
- A colocação e retirada adequada exige saber como tocar corretamente o EPI e removê-lo com segurança.
Vestimenta de proteção contra contaminação DuPont™ Tyvek® 500
Vestindo o macacão
O processo de vestir e retirar o macacão deve ser feito em uma sala limpa sem contaminação e afastado do local de trabalho. Objetos que podem obstruir o trabalho devem ser removidos de bolsos e deixados em ambiente seguro.
Retirando o macacão
Retirar o macacão deve ser feito em uma sala limpa sem contaminação. Antes de retirar a vestimenta de proteção, é aconselhável limpar as luvas e as botas para prevenir que ocorra contaminação quando for descartado. Máscara e zíper da vestimenta devem ser limpos também.
Capacitação
A CMS Científica é capacitada para o treinamento de clientes sobre como vestir e retirar adequadamente a vestimenta de proteção contra contaminação, para evitar a contaminação cruzada.
Somente pessoas que receberam treinamento específico devem ser autorizadas a usar, remover e descartar roupas contaminadas.