Narcóticos na saliva – O papel dos testes de drogas na sociedade deve crescer significativamente nos próximos anos – alimentado por um crescente reconhecimento dos problemas causados ​​pelo abuso de drogas, bem como pelos avanços nos métodos de detecção.

Governos de todo o mundo – dos EUA e Canadá à Europa e China – responderam ao crescente problema de dirigir sob a influência de drogas (DUID) introduzindo testes de saliva que podem detectar o uso de drogas em minutos.

Esses testes de fluido oral também podem fornecer evidências forenses importantes quando crimes são cometidos por criminosos sob a influência de narcóticos, enquanto sua natureza não invasiva e rápida é ideal para testes no local de trabalho para garantir que os funcionários não trabalhem enquanto usam drogas.

Por que os testes de drogas estão se expandindo em todo o mundo

Embora a condução sob a influência de álcool esteja diminuindo globalmente, um relatório sobre tendências internacionais do Instituto Norueguês de Saúde Pública concluiu que a proporção de colisões fatais no trânsito relacionadas a drogas não alcoólicas está aumentando, principalmente onde cannabis e estimulantes estavam envolvidos.

Nos EUA, o Instituto Nacional de Abuso de Drogas informou que 12,6 milhões de americanos estavam dirigindo sob a influência de drogas ilícitas, enquanto mais de 40% dos motoristas feridos fatalmente tinham drogas em seu sistema.

No Reino Unido, as condenações por direção de drogas aumentaram a cada ano – de zero em 2012 para 12.391 em 2019 – e as mortes em que os motoristas foram prejudicados pelas drogas aumentou quase três vezes desde 2013 para cerca de 100 por ano em 2018 e 2019. De acordo com a instituição de caridade de segurança rodoviária, Brake, a condução sob o efeito de drogas é um fator em  1 em cada 20 acidentes fatais no Reino Unido, mas também acredita-se amplamente que os níveis atualmente relatados de DUID podem ser apenas a ‘ponta do iceberg’ de um problema subjacente muito maior.

Em um relatório do ano passado do Conselho Consultivo Parlamentar Britânico para Segurança no Transporte (PACTS), o professor forense Kim Wolff MBE concluiu: “A direção sob efeito de drogas representa um desafio significativo para a sociedade moderna”.

De Ottawa a Hong Kong, portanto, os governos estão respondendo à crescente ameaça do DUID investindo e implementando testes rápidos de saliva na beira da estrada – conhecidos em alguns lugares como ‘ drogalysers ‘.

Embora haja algum debate sobre se o teste de drogas no local de trabalho está se tornando mais difundido em países como os EUA e o Reino Unido , centenas de milhares de funcionários do governo dos EUA continuam sujeitos a verificações obrigatórias sob os termos da Ordem Executiva 12564 e grandes empregadores como a Amazon ainda conduzem uma série de testes no local de trabalho.

No Reino Unido, as taxas de testes de drogas são baixas, mas em tendência ascendente , com crescimento significativo esperado em setores perigosos, como construção. Quando combinada com o crescente uso de resultados de testes de saliva em investigações de crimes forenses – particularmente em casos de agressão e agressão sexual – espera-se que a análise de narcóticos na saliva forneça uma oportunidade de crescimento significativa para os laboratórios de testes nos próximos anos.

Drogas e direção

As vantagens do teste de saliva

Historicamente, sangue e urina têm sido as amostras mais comuns usadas em testes de drogas – mas nos últimos anos houve uma mudança para swabs de saliva, devido aos benefícios práticos que os testes de fluido oral podem oferecer.

Isso inclui fornecer aos policiais e empregadores uma maneira minimamente invasiva de testar drogas de abuso até 72 horas após a ingestão das substâncias. Um teste de saliva também é muito mais rápido e fácil de administrar do que os testes tradicionais de sangue e urina – enquanto a pessoa que o realiza não precisa ter treinamento ou experiência especial. Finalmente, como as amostras de saliva são coletadas à vista do testador, a adulteração é muito menos provável.

Como os materiais de referência certos podem garantir uma convicção segura

Como os resultados dos testes de saliva podem ser usados ​​como prova em questões disciplinares ou processos judiciais, é vital que os laboratórios tenham confiança em seus resultados para este método de teste de drogas. Com o bom nome, a liberdade ou o sustento de um indivíduo em jogo, os laboratórios de testes precisam investir em materiais de referência de boa qualidade para minimizar a possibilidade de um resultado incorreto que possa resultar em demissão injusta ou condenação.

Para obter resultados mais comparáveis ​​e interpretações precisas , os padrões que os laboratórios utilizam também devem conter os medicamentos de interesse na mesma matriz do teste. Neste caso, um a matriz salivar sintética é preferível à biológica – porque a primeira ainda oferece todos os benefícios analíticos da segunda, mas não exige a mesma conformidade regulatória, o que muitas vezes pode atrasar as análises.

Novos narcóticos em materiais de referência de saliva da LGC Logical

Para das apoio a análise do laboratório de narcóticos e seus metabólitos associados a direção sob a influência de drogas, testes forenses e no local de trabalho, temos o orgulho de anunciar o lançamento de três novas misturas de narcóticos ISO-17034 em uma matriz sintética de fluido oral. Os 10 analitos alvo são:

  • 6-acetilmorfina;
  • Anfetamina;
  • Benzoilecgonina;
  • Cocaína;
  • MDA;
  • MDEA;
  • MDMA;
  • Metanfetamina;
  • Morfina;
  • Delta 9-THC.

Esses novos produtos foram desenvolvidos internamente pela LGC, começando com uma matriz de saliva sintética verdadeiramente representativa. A equipe especializada em desenvolvimento de materiais de referência em Charleston na Carolina do Norte, trabalhou para estabelecer um processo robusto para garantir uma qualidade de produto consistentemente excelente.

Os novos produtos de saliva fazem parte da gama LoGiCal da LGC de mais de 2.600 materiais de referência forense e toxicológica, fabricados sob ISO 17034 e ISO/IEC 17025.

Este portfólio abrangente inclui drogas ilícitas, medicamentos prescritos, metabólitos e materiais de referência rotulados com isótopos estáveis ​​apresentados como ambos sólidos e soluções – incluindo mais de 800 soluções individuais produzidas de acordo com a ISO 17034.

Os padrões de referência da gama LoGiCal da LGC você encontra aqui na CMS Científica, faça uma consulta.