O teste de viscosidade de combustível é baseado em um conjunto de padrões de medição de produtos petrolíferos publicado pela ASTM Sociedade Americana de Testes e Materiais, por volta de meados do século 20.

Para o químico de petróleo canadense JS Charlesworth a característica mais importante do óleo lubrificante é a Viscosidade! A importância da viscosidade é bem conhecida hoje, e existem métodos padrão em todo o mundo para garantir a uniformidade dos testes.

É uma medida da resistência do óleo ao fluxo, ou de seu atrito interno… isso indica… a capacidade de um óleo de suportar cargas. JS Charlesworth.

Teste de viscosidade de combustível: entenda a importância

Teste de viscosidade de combustível: porque fazer o teste?

Se a viscosidade inicial do óleo e adequação à aplicação são conhecidos, por que realizar testes regulares? A viscosidade, enquanto característica fundamental, também é variável, dependendo de certas condições ambientais. Flutuações de temperatura, especialmente calor excessivo, umidade, exposição ao ar, podem afetar a viscosidade. Portanto, o óleo lubrificante encontrados em auto center ou mesmo em supermercados, pode não corresponder exatamente ao nível de viscosidade necessário para que funcione corretamente para as condições específicas do mundo real.

Em um artigo publicado no ASTM Standardization News há mais de 15 anos, os autores Janet L. Lane e Kenneth O. Henderson montaram um argumento impressionante para testar a viscosidade em produtos petrolíferos. Eles dizem:

“Em termos econômicos, um erro de 1% de viscosidade do produto que causa um ajuste de mistura pode facilmente resultar em um aumento no custo do produto em um centavo por galão. Para um grande fabricante de lubrificantes, isso pode chegar a US$ 1.000.000 em receita perdida por ano.”

O custo certamente não é menor hoje. Felizmente, é um risco que não precisa correr.

Hoje, a análise de viscosidade de combustíveis é um processo altamente preciso, simples e altamente eficaz. A conformidade com os métodos padrão, amostragem apropriada e integridade da calibração é fundamental.

a característica mais importante do óleo lubrificante é a Viscosidade

A LGC expandiu muito o portfólio de padrões de viscosidade por meio da recente aquisição da Paragon Scientific. Nossos materiais de referência com certificação de viscosidade são certificados de acordo com protocolos internacionais de métodos de teste, como ASTM, EN ou IP, e são totalmente rastreáveis ​​de acordo com os padrões internacionais.

Você pode encontrar nossa gama completa desses materiais de referência em nosso catálogo e nossa equipe está pronta para responder a quaisquer perguntas que você possa ter!