As roupas para sala limpa são importantes na prevenção da contaminação de pessoas ou produtos e também por diversos outros fatores. As vestimentas devem estar dentro dos padrões necessários para garantir a integridade da sala limpa e ao mesmo tempo serem confortáveis para os operadores, evitando a interrupção nos trabalhos.

Classificação das roupas para sala limpa

Normalmente a classificação das vestimentas de sala limpa segue os seguintes fatores:

A Classe da sala limpa

A classe da sala limpa indica o tipo de material das roupas para sala limpa e a necessidade de cobertura do corpo dos operadores. Por exemplo: na ISO classe 51, GMP2 (Europa) Série A ou B são classes onde o uso de macacões, capas, botas, máscaras e luvas são essenciais para o processo.

Tipo de sala limpa

Em ambientes estéreis é necessário que as roupas para sala limpa sejam feitas de tecido resistente a vários ciclos de lavagem e esterilização.

A eletricidade estática

A eletricidade estática é um problema constante em sala limpa e provoca vários problemas. A centelha de uma descarga eletrostática pode danificar os produtos (por exemplo, na fabricação de componentes eletrônicos) ou pode começar um incêndio em atmosferas explosivas. A eletricidade estática tem a propriedade de atrair poeira e bactérias que ficam grudadas na roupa e podem comprometer o processo produtivo em andamento na sala. Por isso as roupas para sala limpa devem ser feitas de material anti-estático com resistência superficial entre 106-108 ohms.

Troca de vestuário

Para ambientes de sala limpa que exigem 20 mudanças de vestuário por semana, é prudente planejar o uso de vestuário lavável e reutilizável.

Compatibilidade

Na escolha das roupas para sala limpa é importe observar se esta é compatível com os outros produtos para sala limpa como luvas, máscaras e calçados.

Visitantes

A escolha do tipo das vestimentas para sala limpa também é determinada pelo número de visitantes ao ambiente. Se a sala limpa recebe um número grande de visitantes durante todo o ano, convém manter um número suficiente de roupas laváveis e reutilizáveis. Caso o número de visitantes seja pequeno, convém manter em estoque vários tamanhos de roupa de sala limpa descartáveis.

 

Construção e design das roupas para sala limpa

Se o objetivo das roupas para sala limpa é evitar a contaminação por parte do operador, estas também não podem produzir partículas. Na construção das vestimentas para sala limpa, devem ser consideradas algumas características como: não deve haver bordas de tecido cru a mostra, as costuras devem devem ser duplas ou superpostas para conter as partículas e impedir a passagem livre de ar do interior da roupa para fora evitando a contaminação da sala limpa.

No planejamento do design da roupa para sala limpa é importante considerar os recursos adicionais usados no processo como: canelas e punhos cravejados que irão afetar o desempenho geral do vestuário na sala limpa. Itens como bolsos, pregas e costuras adicionais devem ser evitados pois podem criar áreas de acúmulo de partículas e contaminação. 

Os tecidos utilizados devem ser não absorventes (poliéster), confortável para o operador e anti-estático. Os tecidos anti-estáticos são reconhecíveis por um grau de padrão na sua construção e por uma tarja condutora elétrica para descarga. As roupas devem ser cuidadosamente desenhadas para que sejam confortáveis para os operadores e sem permitir que estes deixem de fixar golas e punhos. 

Consulte outras informações sobre roupas para sala limpa ou produtos para sala limpa consultando nosso Catálogo de Produtos para Salas Limpas.