As roupas de sala limpa reutilizáveis impactam diretamente na rentabilidade do setor e na prevenção da contaminação de produtos ou de pessoas, da sala comprometendo toda a operação.

Construção e design das roupas para sala limpa

Se o objetivo das roupas de sala limpa é evitar a contaminação por parte do operador, estas também não podem produzir partículas. Na confecção das roupas para sala limpa, devem ser consideradas algumas características como: não deve haver bordas de tecido cru à mostra, as costuras devem devem ser duplas ou superpostas para conter as partículas e impedir a passagem livre de ar do interior da roupa para fora evitando a contaminação da sala limpa.

No planejamento do design da vestimenta para sala limpa é importante considerar os recursos adicionais usados no processo como: canelas e punhos cravejados que irão afetar o desempenho geral do vestuário na sala limpa. Itens como bolsos, pregas e costuras adicionais devem ser evitados pois podem criar áreas de acúmulo de partículas e contaminação.

Os tecidos utilizados devem ser não absorventes (poliéster), confortável para o operador e anti-estático. Os tecidos anti-estáticos são reconhecíveis por um grau de padrão na sua construção e por uma tarja condutora elétrica para descarga. As roupas devem ser cuidadosamente desenhadas para que sejam confortáveis para os operadores e sem permitir que estes deixem de fixar golas e punhos.

Roupas-de-Sala-Limpa-reutilizáveis,-como-escolher-e-manter-

Controle de partículas em Roupas de Sala Limpa

Existem hoje dois métodos de controle de partículas em roupas para sala limpa. O primeiro é o método chamado Helmke Drum, onde as roupas são colocadas em um tambor de aço inoxidável rotativo e um contador de partículas no ar mede a quantidade de partículas com mais de 0,3 uM/ft3.

No outro método, 4 amostras de ar são retiradas através de um filtro em diferentes partes da peça de roupa para determinar a quantidade de partículas e fibras dentro e fora da roupa.

Após decidir sobre design e construção das roupas para sala limpa, deve ser discutido também o processamento das peças durante o seu ciclo de vida. Além da lavagem, deve ser considerado também os processo de esterilização que pode ser por autoclave ou irradiação por raio gama, onde ambos terão efeito na vida útil das peças.

Os operadores que realizam tarefas que são sujeitas à um maior desgaste ou coloração necessitam de planejamento na demanda de vestimentas para sala limpa. Para esses operadores ou usuários o estoque de roupas para sala limpa deve ser separado dos demais itens para evitar a contaminação cruzada.

Seleção de uma lavanderia para Roupas para sala limpa

A lavanderia de roupas para sala limpa deve ter capacidade de oferecer um serviço completo e integrado com o cliente considerando as necessidades de vestiário e a disponibilidade de peças no estoque.

O serviço  de uma lavanderia deve contar com boa infra-estrutura, procedimentos, flexibilidade e comprometimento com o prazo de entrega para não interromper as operações da sala limpa devido a falta de vestuário..

As roupas sala limpa devem ser lavadas e mantidas em uma sala limpa ISO Classe 5 usando água ultra-pura deionizada, com distâncias de adequada entre as linhas lavagem planejadas entre lotes. As distâncias entre as linhas de lavagem servem para que o as peças sejam movidas de uma área para outra em segurança evitando a mistura e a contaminação cruzada. 

As dependências da lavanderia passam por testes de validação de limpeza, auditoria independente de processos e checagem dos reservatórios de água. Outro fator importante é o rastreamento das peças desde de a coleta até a entrega; o rastreamento oferece informações sobre o ciclo de vida das peças e a sua utilização.

A lavanderia e o cliente devem ter noção clara da viabilidade de reparo de uma peça de roupa para sala limpa ou a troca por uma nova peça. Nenhuma peça nova de roupa deve ser inserida no lote sem o consentimento prévio do cliente.

A gestão adequada das peças de roupa para sala limpa garante que os usuários estejam operando sempre dentro dos padrões e normas necessárias e o ciclo de vida das peças é maximizado evitando desperdícios.