O propé automático para sala limpa é uma solução prática e rápida para atender as exigências de cada setor com níveis diferentes de proteção para calçados.  Embora os calçados para sala limpa ocupem uma posição baixa no nível de preocupação, a escolha errada da proteção para os pés pode resultar em consequências sérias para o setor.

Propé automático para sala limpa

As salas limpas têm requisitos rigorosos, dependendo do nível da sala limpa. DoisCientistas da sala limpa usando capas de sapatos sistemas de classificação de salas limpas são amplamente utilizados: FS 209E e ISO 14644-1. As coberturas para calçados do propé automático são validadas para uso em salas limpas até a Classe 100 (FS 209E) e Classe 5 (ISO 14644-1). Os certificados de sala limpa estão disponíveis para download no site da CMS Científica.

Como as capas dos sapatos se encaixam?

A exigência do uso de protetores de sapato não deve interferir na produtividade do setor ou oferecer perigo aos profissionais que atuam na sala limpa.

Um das observações a serem feitas é: como eles se encaixam: muito soltos podem se soltar e causar um tropeço, Muito apertados e difíceis de colocar podem rasgar e gerar desperdício e despesa desnecessária.

As coberturas para calçados do propé automático tem tamanho único e se encaixam em calçados com tamanho até 49. A abertura é projetada para permitir o encaixe perfeito sem rasgar mesmo em calçados grandes. 

Nos calçados menores o encaixe de calcanhar é firme e o excesso de material fica depositado na ponta dos pés na parte superior sem o perigo de tropeço.

Atenção com o tipo do piso

silhueta de homem de negócios despreocupado e azarado

Antes de escolher qual será a proteção para os calçados usada no propé automático, é importante considerar o tipo do piso da área de trabalho.

Superfícies lisas e escorregadias podem causar acidentes e quedas. Nesse caso, é necessário implementar  capas para calçados com tração adicional que devem atender as normas de segurança do trabalho. Superfícies mais ásperas podem causar o rompimento da proteção dos sapatos, o que pode gerar a problemas de limpeza  no local com os fragmentos e também a contaminação, sem falar nas despesas adicionais com a perda das proteções rasgadas. Neste cenário e preciso usar a opção de proteção para calçados mais resistentes e que podem ser usados em sapatos de segurança e permanecem intactas mesmo em pisos muito abrasivos.

O departamento exige que a proteção para os pés seja a prova d’água?

Por mais óbvia que essa observação possa ser, em muitos casos a capa deve proteger os sapatos do usuários da umidade do ambientes de trabalho, ou proteger o ambiente da umidade trazida no sapato do usuário do ambiente externo. O equipamento propé automático para sala limpa pode ser abastecido com vários tipos de proteções de calçados a prova d’água.

Escolher a proteção para calçados adequada para os ambientes de trabalho é muito importante, considerados todos os fatores de segurança e durabilidade, a colocação da proteção dos pés deve ser prática e rápida para melhorar a produtividade da área.