Limpeza e desinfecção são dois procedimentos diferentes que devem ser usados juntos para remover e matar os germes, bactérias e vírus. Não importa se o ambiente é em uma escola, hospital, escritório ou qualquer outra instalação; a limpeza e desinfecção é parte importante da rotina de manutenção. Manter as áreas de convívio de pessoas limpas reduzirá a propagação de doenças e melhorará a aparência geral do local.

Limpar e desinfetar é a melhor maneira de reduzir a propagação de germes nas superfícies duras de suas instalações.
Não tem certeza se você deve usar um limpador ou desinfetante em suas instalações? Se você estiver desinfetando, deve usar os dois.

É possível limpar sem desinfetar, mas não se pode desinfetar sem limpar. Se o objetivo é limpar e não precisa matar e remover os germes, não precisará desinfetar. Se o objetivo é matar os germes em uma superfície, é necessário desinfetar após a limpeza.

Quais áreas devem receber limpeza e desinfecção?

Dependendo do ambiente, no caso uma indústria, diferentes áreas dentro do prédio deverão adotar protocolos diferentes sobre se devem ser somente limpas ou limpas e desinfetadas. Todas as indústrias devem desenvolver e aplicar procedimentos adequados para limpeza e desinfecção.

Os pontos do ambiente que recebem alto contato humano devem ser sempre desinfetados. Dependendo da superfície e do ambiente, o procedimento de desinfecção deve ser realizado várias vezes ao dia.

As áreas de alto contato humano incluem:

  • Maçanetas
  • Corrimãos
  • Interruptores
  • Dispensadores de sabão
  • Alças de cadeira

O que é Limpeza?

A limpeza é o processo de remoção física de germes, sujeira e outras impurezas das superfícies.

Para limpeza de superfície, o ideal é usar um agente de limpeza multiuso com pano de microfibra ou pano ideal para remoção da sujeira.

O que é Desinfecção?

Os agentes de limpeza combinados com o procedimento adequado são capazes de remover quase todos os germes e sujeira da superfície. É inadequado o uso de limpador com o objetivo de matar germes nocivos, este procedimento não elimina os germes e continuam se reproduzindo e espalhando.

a maioria das bactérias se reproduz dividindo-se em duas. Nas condições certas, bactérias como a Escherichia coli, mais conhecida como E.coli, podem se dividir a cada 20 minutos. Isso significa que no período de 7 horas, uma bactéria pode produzi mais de 2.097.152 germes.

Para matar os microrganismos que são deixados para trás pela limpeza, um desinfetante deve ser aplicado na superfície.

Qual é a eficiência do desinfetantes

Um desinfetante pode matar até 100% dos microrganismos em uma superfície se for aplicado de forma adequada.

Manual de limpeza da ANVISA

O ideal é que a desinfecção dos ambientes siga os manuais de limpeza da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);

  • Deve focar em diminuir os riscos de contaminação e infecção entre os pacientes, funcionários e visitantes de hospitais, laboratórios e clínicas e geral;
  • A equipe deve estar capacitada para atender aos principais protocolos de limpeza e desinfecção;
  • A limpeza e desinfecção de objetos também deve ser prioridade;
  • Deve ser realizada com base em prioridades (alta, média e baixa);
  • A equipe deve estar capacitada para utilizar os produtos corretos e manejar os equipamentos com eficiência;
  • Deve ser realizada de maneira profissional para garantir um lugar seguro para as pessoas;
  • A limpeza e desinfecção do ambiente deve ser feita em uma frequência bem maior que a habitual;

É preciso seguir os principais pontos abordados pelo Manual da Anvisa, como utilizar de maneira adequada os EPIs, estabelecer em protocolo sobre a frequência de limpeza; especial atenção na desinfecção das superfícies com alo nível de contato humano como maçanetas e corrimãos, por exemplo.

Como escolher o desinfetante ideal?

O ideal é usar um desinfetante sanitizante aprovado pela ANVISA com de alto nível para uso profissional em hospitais, laboratórios e outros ambientes; onde é fundamental controlar o risco de contaminação cruzada em superfícies.

No range de ação deve constar: microrganismos, vírus, bactérias, fungos e esporos em diversas superfícies. Um dos mais indicados é o sanitizante em pastilhas BruTab 6s que oferece as seguintes vantagens:BruTab-6s-aplicação

  • Elimina SARS-CoV-2 (Covid-19) – Coronavírus
  • Elimina Mycobacterium bovis (TB) – Tuberculose
  • Elimina Clostridium difficile spores – Colitis
  • Não Causa Danos – Produto com pH neutro e não prejudicial à saúde e superfícies.
  • Validade do produto – 7 anos, armazenado corretamente.
  • Após diluição estável por 7 dias.
  • Econômico – Embalagem compacta que reduz os custos de armazenamento, transporte e manuseio.
  • Fácil Manipulação – Facilidade de uso por meio de comprimidos efervescentes, eliminando riscos de diluições erradas.
  • Aroma Suave – Não irritante para vias aéreas e olhos.

BruTab 6s é um desinfetante em pastilhas efervescente disponível em embalagens de 10 unidades, 50 unidades e 256 unidades. A diluição ocorre entre 5 a 6 minutos, em água fria. Após a diluição o permanece estável por 7 dias.

Sua aplicação é simples, podendo ser feita com luvas e óculos de segurança, utilizando: mops e esfregões, panos apropriados para limpeza, frasco spray e pulverizadores convencionais e eletrostático. Tem aprovação da ANVISA e EPA.