Para determinar o melhor equipamento para amostragem, vários fatores precisam ser considerados, tais como: material do amostrador, finalidade, local da amostragem, produtos a serem analisados, projeto e documentos com certificados de garantia de qualidade.
Por que estou realizando uma amostragem?
Existem várias razões para realizar a amostragem de um produto, desde a retenção da amostra até o teste final de qualidade. Outras razões para a amostragem podem ser testes microbiológicos. Portanto, é importante usar amostradores pré-esterilizados ou facilmente esterilizados.
O que estou amostrando?
Embora pareça óbvio, é o erro mais comum. A escolha do amostrador correto é fundamental, caso contrário, resultados ruins serão obtidos.
Amostragem de pó – Alguns pós fluem muito, outros fluem pouco. Pós de baixo fluxo geralmente são mais difíceis de amostrar, precisa-se do equipamento correto para obter sucesso. Se o pó não fluir livremente, não funcionará corretamente.
Existe um teste rápido para verificar o tipo de pó que será analisado. Simplesmente coloque um cilindro limpo ou dedo enluvado no pó. Se o pó cair sobre si mesmo, ele fluirá livremente. Se for coeso, haverá o formato do dedo ou cilindro deixado no pó.
Amostragem de grânulos – Qual o tamanho dos grânulos? Alguns amostradores podem ter pequenos orifícios de amostragem. Verifique se os grânulos caberão no amostrador.
Amostragem líquida e viscosa – Qual é a viscosidade do produto? Muitos amostradores viscosos não são bons para líquidos e vice-versa.
Onde estou amostrando?
Espaço livre – Existe espaço livre suficiente para amostragem acima da máquina ou recipiente? A amostragem será em um espaço pequeno ou confinado, o amostrador é pequeno o suficiente para executar a sua função?
Área Limpa – Existe a capacidade de limpar o amostrador após o uso ou deve ser usado um amostrador descartável SteriWare® de uso único?
Localização – É um amostrador para ser instalado em uma máquina ou é a amostragem manual. A área pode ser facilmente acessada?
Material do equipamento para amostragem
- O material que está sendo amostrado é corrosivo?
- O material sendo amostrado reagirá com o amostrador?
- Qual é o tempo de contato do material no amostrador?
Os gráficos de resistência química são muito úteis. Eles fornecem uma boa indicação sobre qual material é adequado. No entanto, é necessário ter cuidado ao escolher amostradores descartáveis. Os gráficos de resistência química são baseados em contato prolongado durante semanas ou meses. Amostradores de uso único podem parecer inadequados, mas como o tempo de contato é de apenas alguns segundos, eles geralmente serão adequados. Consulte o fabricante do amostrador para mais informações sobre a resistência química.
Amostrador reutilizável x Amostrador descartável
Vantagens dos amostradores reutilizáveis:
- Mais resistentes do que os descartáveis, portanto, se o produto for denso/duro, é mais provável que cheguem à profundidade necessária
Vantagens dos amostradores SteriWare® de uso único:
- Sem custos de limpeza
- Sem custos de validação de limpeza
- Velocidade – basta abrir a embalagem e usar
- Sem risco de contaminação cruzada
Projeto do equipamento para amostragem
O design do amostrador deve ser adequado para a aplicação. É inútil comprar um amostrador de plástico se você estiver amostrando um material duro, pois ele simplesmente se dobrará. Para amostradores de pó, a ponta deve ser considerada em relação à coesão do pó.
Limpeza do equipamento para amostragem
Um amostrador que necessita ser limpo adequadamente, precisa desmontar seus componentes facilmente para limpeza. Os recursos a serem observados incluem construção totalmente soldada ou soldagem por pontos. Para aplicações críticas é necessário soldagem ou eletropolimento.
Os amostradores descartáveis SteriWare® eliminam a necessidade de limpeza, tornando-os cada vez mais populares entre muitos clientes.
Acabamento de superfície do amostrador
Amostradores de metal e aço inoxidável podem ter diferentes acabamentos. Geralmente, quando procura-se por algo que seja fácil de limpar, a superfície que o pó não adere tão facilmente, então um amostrador superfície lisa será ideal. Tradicionalmente, isso é chamado de polidor de espelho. Agora isso é classificado como um acabamento Ra.
Acabamento acetinado = inferior a <1 Ra
Acabamento do espelho = inferior a <0,2 Ra
Sugerimos que verifique o acabamento da superfície na ficha técnica antes de fazer o pedido. Se necessário, o acabamento pode ser melhorado para o nível desejado.
O eletropolimento é uma opção comum que apresenta 2 vantagens. Em primeiro lugar, ele limpa o amostrador e faz o polimento em lugares difíceis, como o orifício interno do tubo. Em segundo lugar, melhora o acabamento da superfície (reduz o Ra) e gera uma aparência mais “polida”.
Documentação do equipamento para amostragem
Amostradores reutilizáveis:
- Certificado geral de conformidade
- Certificado de conformidade que se relaciona diretamente com seu pedido
- Certificação de materiais. Certificação XRF
- Certificado de acabamento de superfície – Certificação Ra
- Certificação de solda
Amostradores descartáveis:
- Certificação de esterilização
- Documentação específica do lote
- Documentação BSE / TSE
- Certificação EC / EU e FDA
Electro Static
Se o pó ou líquido for inflamável ou suscetível de gerar faíscas (como combustível), é importante que o dispositivo correto seja escolhido. Deve-se realizar o aterramento da amostra ou comprar um amostrador comprovado para uso em áreas ATEX, EX. (Uma avaliação de risco deve ser realizada).
Alguns usuários também descobriram que o aterramento do amostrador (mesmo que não seja necessário) por causa da eletrostática ajuda a melhorar os resultados.
Boas práticas para equipamento de amostragem
Como posso minimizar o manuseio da amostra?
Ao coletar uma amostra, o número de vezes que ela é transferida entre recipientes deve ser minimizado. Cada vez que a amostra é transferida, pequenas quantidades de amostra são deixadas para trás e há um risco maior de contaminação, podendo levar a resultados ruins.
Em que estou armazenando a amostra?
Novamente, uma avaliação deve ser realizada sobre o que a amostra está sendo colocada. O recipiente ou saco correto tornará a amostragem mais fácil, mas também manterá a amostra segura. Algumas amostras podem ser retidas por muitos anos, por isso é importante verificar se o recipiente é adequado para esse período de tempo. Outras considerações comuns incluem se o recipiente deve ser estéril, qual o padrão de esterilidade ou limpeza necessário e o tamanho do recipiente.
Vantagens dos recipientes: geralmente mais fortes e amplamente disponíveis em diferentes tamanhos e formas.
Vantagens dos sacos: usam menos espaço e mais baratos
Avaliação de risco
Uma avaliação de risco da área de amostragem e do processo deve ser realizada. Materiais muito perigosos são frequentemente amostrados e é importante que não apenas as ferramentas corretas sejam usadas, mas todo o processo de amostragem seja avaliado.
- Ventilação adequada
- O EPI correto é usado
- Iluminação adequada
- Espaço suficiente
- Treinamento adequado de procedimentos
Esperamos que essas informações sobre “como escolher o equipamento para amostragem correto” seja útil. O objetivo do guia é dar uma breve visão geral das perguntas e preocupações comuns que encontramos nos últimos 25 anos sobre equipamentos para amostragem.
Para perguntas ou comentários entre em contato com a equipe CMS Científica: FALE CONOSCO!
Fonte: Sampling Systems