Os canabinoides em alta demanda tem avanço nas pesquisas com foco maior na análise de amostras e controle de qualidade de amostras. A qualidade do produto, a consistência entre lotes e a proporção entre determinados compostos em uma amostra são aspectos importantes quando se lida com produtos à base de cannabis. Historicamente, as plantas de cannabis têm sido usadas para fins medicinais e recreativos.
Restrições foram postas em prática no século passado, mas os países recentemente selecionados e alguns estados nos EUA legalizaram a cannabis para usos específicos ou relaxaram algumas das regras.
Métodos analíticos confiáveis também são uma necessidade, considerando a fonte natural de compostos canabinoides e como seus níveis são economicamente relevantes para os produtores. Por exemplo, sabe-se que variações na disponibilidade de água e na temperatura afetam as vias metabólicas nas plantas e a cannabis não é exceção.
As condições climáticas podem afetar severamente a direção da produção de metabólitos secundários, por exemplo, o crescimento e desenvolvimento das plantas, mas essas mudanças ambientais temporárias também podem influenciar a quantidade de canabinoides produzidos. Quando a variabilidade do produto está além de uma faixa predeterminada, a mistura de extratos de plantas precisa ser tratada para fornecer consistentemente ao mercado.
A análise de amostras de cannabis tornou-se uma área de foco para um número crescente de analistas e químicos medicinais à medida que mais laboratórios certificados abrem negócios para a identificação de ingredientes de cannabis, e a potência do produto, bem como as proporções de canabinoides precisam ser determinadas.
As instalações de processamento de cannabis precisam de controle de qualidade para fornecer produtos manufaturados consistentes ao mercado, para garantir ao consumidor que o produto atende às especificações e pode seguir a lista de declaração de ingredientes. Laboratórios que trabalham perto das instalações de fabricação usam métodos de HPLC para análise regular e controle de qualidade.
O exemplo mostrado na figura é o cromatograma analítico de um padrão de referência que consiste em cinco principais compostos canabinoides usando o material da fase estacionária Kromasil Classic C18. O resultado mostra excelente formato de pico e resolução completa entre compostos, o que torna o Kromasil um material ideal para este tipo de trabalho de laboratório.
As colunas Kromasil e a granel são conhecidas por serem os mais efetivos em análises na indústria de produtos naturais para a análise e purificação de uma ampla variedade de substâncias. A Kromasil tem apoiado o sucesso de indústrias farmacêuticas, de produtos naturais, clínicas e ambientais a décadas e é reconhecida no mercado por sua excelente seletividade, estabilidade mecânica e química superiores.