Análise rápida de nutrientes no monitoramento regular dos níveis de nutrientes como nitrato (NO 3 – ), potássio (K + ) e cálcio (Ca 2+ ) nos pecíolos das plantas, solução do solo, água de irrigação e água de drenagem produz não apenas boa produção e qualidade dos frutos, mas também reduz o custo do fertilizante e mitiga os riscos ambientais.
Introdução a análise rápida de nutrientes
A produção de morango requer um ambiente radicular com boa disponibilidade de nutrientes essenciais para atingir o crescimento ideal da planta, qualidade do fruto e rendimento. O pH do solo influencia a disponibilidade de nutrientes como os íons nitrato (NO 3 – ), potássio (K + ) e cálcio (Ca 2+ ), que têm papéis específicos na qualidade do morango:
- NO 3 – determina o tamanho,
- K + influencia a gosto
- Ca 2+ afeta a firmeza.
Os nutrientes devem estar presentes em um equilíbrio certo para evitar competição ou absorção inadequada pelas plantas. Além de manter o pH do solo correto para a disponibilidade de nutrientes, a condutividade também deve ser monitorada de perto e com frequência, pois os morangos não toleram altos valores de condutividade.
A análise da seiva da planta tem sido usada pelos produtores para gerenciar o conteúdo de nutrientes da cultura e as estratégias de fertilização. Um teste de seiva da planta dá uma visão dos nutrientes disponíveis para a planta, naquele momento, para crescimento ou desenvolvimento.
O teste mostra diretamente se uma cultura sofre de deficiência ou excesso de nutrientes. A análise da solução do solo também é importante para os produtores. Ele dá uma visão dos níveis de nutrientes e salinidade no solo e a lixiviação de nutrientes além da zona radicular. A solução do solo é a água retida no solo, que contém uma mistura de nutrientes absorvidos pelas raízes.
A empresa HORIBA é fabricante de medidores de bolso da marca LAQUAtwin que fornecem resultados confiáveis e precisos para a seiva da planta e parâmetros de teste do solo, como pH, condutividade (CE), nitrato (NO 3 – ) / nitrato – nitrogênio (NO 3 -N), potássio (K + ), cálcio (Ca 2+ ) e sódio (Na + ). Vários estudos de pesquisa provaram que os resultados obtidos com os medidores de bolso LAQUAtwin estão fortemente correlacionados com os das análises laboratoriais tradicionais.
Com design exclusivo e compacto, os medidores de bolso LAQUAtwin permitem a medição direta da amostra de microvolume (tão baixo quanto 0,1 ml) e fornecem resultados em apenas alguns segundos. Essas vantagens permitem que os produtores tomem decisões de fertilização e irrigação rapidamente.
Método de análise
É altamente recomendado a calibração dos medidores de bolso LAQUAtwin de acordo com as instruções do fabricante.
A. Análise de Seiva de Planta
Para amostragem, é fundamental seguir sempre o mesmo protocolo e coletar o tecido correto para obter resultados consistentes e confiáveis. A folha trifoliada madura mais recente é o melhor indicador dos nutrientes mais essenciais para o crescimento da planta (por exemplo, P, K, Ca, etc.) e o pecíolo dessa folha é o melhor indicador de NO 3 -N . A temperatura da planta deve estar entre 20 e 25°C.
1. Colete 2 folhas trifoliadas maduras mais recentes e os pecíolos associados de 20 pés de morango diferentes para obter uma amostra representativa. O pecíolo deve ser destacado da planta próximo à copa.
2. Separe os pecíolos das folhas e corte-os em pedaços pequenos.
3. Carregue os pequenos pedaços de pecíolos em um espremedor de alho ou prensa hidráulica de seiva e esprema-os para extrair a seiva.
4. Coloque a seiva diretamente nos respectivos sensores dos medidores de bolso LAQUAtwin de nitrato e potássio.
5. Compare os resultados com os valores de referência na Tabela 1 para avaliar a condição nutricional atual das plantas e implementar o melhor curso de ação.
Tabela 1: Níveis de referência de nutrientes para a seiva do pecíolo na cultura do morangueiro. | |||
Dias após o plantio. | NO3-N | P | K |
ppm | |||
30 | 500 – 700 | 150 – 350 | 4000 – 5000 |
60 | 550 – 750 | 150 – 350 | 4000 – 4500 |
90 | 400 – 600 | 150 – 350 | 4000 – 5000 |
110 | 500 – 300 | 150 – 350 | 4000 – 5000 |
Fonte: Carlos Cadahia, Ediciones Mundi-Prensa. La Savia como indice de fertilização, 2008, pag 246 |
6. Enxágue os sensores com água limpa antes de testar outra amostra ou armazená-los.
B. Análise da Solução do Solo
A solução do solo para pH, salinidade (geralmente relatada como condutividade) e análise de nutrientes pode ser extraída por meio de lisímetros instalados no campo – a 15-20 cm de profundidade, onde os morangos têm a maior parte de suas raízes e a 50-60 cm de profundidade abaixo da maior parte do solo. raízes. Os lisímetros são instalados sob pressão de vácuo e puxam a água do solo de forma semelhante à raiz da planta. Para extrair amostras adequadas, o solo deve ter sido molhado recentemente com chuva ou água de irrigação.
1. Coloque a amostra da solução de solo extraída diretamente nos respectivos sensores dos medidores LAQUAtwin de pH, condutividade, sódio, nitrato, potássio e cálcio.
2. Registre os resultados e monitore os nutrientes semanalmente.
3. Enxágue os sensores com água limpa antes de testar outra amostra ou armazená-los.
Os resultados devem ser interpretados comparando as tendências de safra a safra e bloco a bloco com indicadores de desempenho do morango, como rendimento e qualidade da fruta. A água de irrigação e drenagem também pode ser analisada diretamente com os medidores de bolso LAQUAtwin.
Os morangos têm um limite de tolerância ao sal de 1,0 mS/cm e crescem melhor na faixa de pH do solo de 5,5 a 6,5.
Resultados e Benefícios
A análise da seiva da planta fornece informações sobre o estado nutricional atual da planta. Essas informações permitem ajustar a aplicação de N, maximizar o rendimento e a qualidade e prolongar a estação de frutificação. A análise da seiva da planta complementa a análise da solução do solo.
A análise da solução do solo pode ajudar os produtores a tomar decisões sobre seu programa de irrigação e manejo de nutrientes. Deve ser usado para melhorar o manejo de nutrientes e não como uma medida do estado geral de nutrientes do solo.
Os níveis de nitrato e salinidade são o foco principal do monitoramento da solução do solo. Como o nitrato é um nutriente altamente móvel, a solução do solo pode ajudar a identificar a aplicação incorreta de nitrogênio, o que pode resultar em acúmulo de nitrato na zona radicular e lixiviação de nitrato abaixo da zona radicular.
O potássio e o cálcio estão ligados ao solo e seus níveis na solução do solo não fornecem uma indicação confiável de seu suprimento e disponibilidade para a cultura. No entanto, os níveis de potássio, cálcio e sódio no solo, água de irrigação e água de drenagem devem ser verificados regularmente.
Os níveis de salinidade medidos na solução do solo permitem que os produtores executem ações corretivas (por exemplo, aumentar a irrigação para manter os níveis de salinidade) antes que os sintomas apareçam nas folhas, rendimentos ou qualidade da cultura.
O excesso de água retira o fertilizante da zona da raiz e resulta em risco ambiental (por exemplo, contaminação do lençol freático). A análise da solução do solo pode ser testada durante toda a estação de crescimento.
A CMS Científica é distribuidora autorizada HORIBA. Temos toda linha de analisadores POCKET LAQUAtwin, clique aqui é faça um orçamento.